domingo, 31 de julho de 2011

“MÁGOA E CULPA: Você sabe o que elas causam em sua vida?”

Iniciar um novo relacionamento carregando mágoa e culpa de relacionamentos anteriores pode ter um efeito devastador.
As pessoas acreditam que não passam de experiências e, muitas vezes, desconhecem como elas podem afetar sua vida atual.
Isso acontece devido à carga emocional associada à experiências que sentiram como dolorosas e que procuram evitar que essas experiências  se manifestem novamente em suas vidas.
Mas, realmente, o que é mágoa?
Talvez, uma mistura de raiva e tristeza, vinda de um inconformismo de que aquilo que aconteceu não deveria ter sido assim. Em um sentido mais profundo, um tipo de raiva que não foi manifestada sendo guardada e alimentada a cada vez que a pessoa recorda os fatos do passado.
Dessa forma, fica cada vez mais difícil esquecer, porque ao ser rememorado o acontecimento passado, a mágoa tende a se tornar cada vez maior.
A culpa, por outro lado, pode estar associada ao sentimento de que “eu deveria ter feito diferente”. Ambos os casos, surgem de uma não-aceitação do que ocorreu, daquela sensação interior de que “tudo deveria ter sido diferente”.
A pessoa cria expectativas em relação ao outro e a si mesmos, muitas vezes distantes da realidade e impossíveis de serem atendidas, e quando se decepciona, a raiva surge de forma praticamente inevitável.
Porém, é a própria pessoa quem cria suas prisões ao acreditar em suas ilusões, desiludindo-se, magoando-se, culpando-se e, consequentemente, deixa de acreditar no amor.
Com isso, aprisiona-se o amor, a capacidade de entregar-se, de doar-se. Quem perde com isso? 
Você!
Você acredita que “precisa” e que vive do amor do outro, porém, no fundo você se alimenta é do seu próprio amor.
Já parou para pensar nisso?
Quando você ama, quem sente esse amor?
A percepção do movimento do seu amor é que causa bem-estar. A troca com o outro é boa, porém, a percepção do seu amor fluindo é ainda melhor!
Talvez, seja por isso que as pessoas que têm uma capacidade maior de amar têm também uma capacidade maior de sentir prazer e de ser feliz.
Por falar nisso, como anda sua capacidade de amar?

Por: Virgínia Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário