domingo, 14 de agosto de 2011

Autoestima, você sabe sua importância em um relacionamento?


Em primeiro lugar, você sabe o que é ter uma boa autoestima? Entre os muitos fatores que sustentam uma boa autoestima, podemos destacar: a autoaceitação, a autoconfiança e o autorrespeito.
Uma pessoa capaz de aceitar-se como é, de confiar em si, e principalmente de respeitar-se, demonstra possuir uma autoestima elevada.
Você acreditaria se eu te dissesse que você está pronto para viver e fazer tudo o que você sempre sonhou neste exato momento?
Quando você era apenas um bebê, e ainda não sabia falar, andar ou alimentar-se sozinho as pessoas olhavam e talvez dissessem que você era perfeito. Em geral, as pessoas acham que os bebês são perfeitos como eles são. Elas sabem que eles estão em desenvolvimento e, aos poucos, aprimoram a capacidade de andar, de falar, de cuidar de si. Ninguém olha para um bebê e pensa: “Nossa, como ele é imperfeito!” Ou: “Só poderei amá-lo quando ele desenvolver seus potenciais!”
Porém, conforme esse bebê cresce, começam as cobranças: Você deveria ser “mais isso” ou “mais aquilo”, o que, muitas vezes, desenvolve na pessoa uma sensação de imperfeição, de incompletude, de inadequação.
Ao incorporar essas cobranças, a pessoa pode começar a não se sentir digna do amor, do seu e do outro, por julgar-se “defeituosa”. Parte, então, em busca de “consertar” os “defeitos” que julga possuir, alimentando a esperança de que um dia, quando for perfeita, merecerá ser amada, por si e pelo outro.
Mas, será mesmo que somos imperfeitos? Como seres em desenvolvimento, será que já não somos perfeitos como somos agora para vivermos o que a vida nos oferece neste momento.
Será que aquilo que criticamos como imperfeição em nós não são apenas potenciais que ainda não foram desenvolvidos?
Partindo desse princípio, o que você acha? Você consegue olhar para si de uma forma amorosa e apoiar-se, para que seus potenciais possam se desenvolver? Essa atitude é fundamental para que uma pessoa possa conquistar uma autoestima positiva.
Essencial em muitos aspectos da vida, é justamente em um relacionamento amoroso, que uma boa autoestima desempenha um papel primordial, visto que a forma como nos tratamos, respeitamo-nos, reflete-se na forma como tratamos e respeitamos o outro.
Dessa forma, quanto melhor for a nossa autoestima, melhor serão nossos relacionamentos.

Por: Stella Santos e Virgínia Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário