quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Transcrição da palestra ministrada no encontro inaugural do grupo de relacionamentos “Vida a Dois”.

 O que é importante mesmo na vida? Se eu lhe perguntasse o que realmente vale a pena na vida? O que você diria?
Ter dinheiro? Ser bem-sucedido? Será mesmo minha gente? Pense bem, se a gente fosse mais fundo, fosse lá dentro mesmo da gente e perguntasse: ah, mas eu quero o dinheiro para quê? Para ter uma vida confortável, talvez você diria. Mas, uma vida só para você? Não, para minha família, para meus filhos, para a pessoa que eu amo... Então, o que essa pessoa quer mesmo é proporcionar bem-estar, ou momentos felizes para as pessoas que ama. Por quê?
Porque elas querem demonstrar o seu amor. E, para essa pessoa a forma de demonstrar o seu amor está ligada ao dinheiro, ao que ela pode oferecer. Cada um tem uma forma toda particular de demonstrar o amor, alguns em palavras, outros por gestos, outros ainda por meio de objetos, enfim, mas a pessoa em questão, é assim, ela demonstra o amor proporcionando bem-estar àqueles que ama, está ligado ao dinheiro, ou melhor àquilo que o dinheiro pode proporcionar, mas no fundo o que ela quer é amar e se sentir amada pelo o que ela faz.
Quanta ilusão! Não é minha gente? Como o ser humano é complicado, não é? Pense! A pessoa se dedica a vida inteira, trabalho feito louco, larga a família, deixa de viver tantos momentos bons com aqueles que ama, momentos de convivência, para provar o seu amor por meio do que o dinheiro pode comprar, para depois de tudo descobrir que o que as pessoas queriam era tê-lo ao seu lado.
Aí, um dia ele (homem) acorda e vê que a mulher foi embora, cansada de se sentir sozinha, ou que existe um abismo entre ele e os filhos. E, se pergunta: mas, afinal o que é que eu fiz de errado? Eu só queria dar o melhor para eles! Ele não entende o que aconteceu.
Ah! Mas então você está dizendo que é errado dar o melhor possível às pessoas que amamos?
Não, minha gente!
Eu quero que vocês reflitam: o que é esse melhor mesmo? Para esse filho será que o melhor é o videogame mais moderno? Ou é aquele momento único que você passou com ele e fez com que se sentisse a pessoa mais importante do mundo, ou a mais especial para você?
E para aquela mulher, o que é mais importante?
Alguns homens, acreditam mesmo que tudo o que uma mulher deseja é um homem poderoso, bem-sucedido ao seu lado, não é?
A mídia vende muito isso!
E o sinal de ser bem-sucedido talvez seja ter o carro do ano, um cargo importante. Tem até quem chega a dizer que uma mulher jamais abandona um homem poderoso. Será mesmo?
Será que entre um homem disponível física e emocionalmente e um bem-sucedido e indisponível, sempre ocupado, qual ela escolheria?
Quantas histórias de mulheres que abandonam ou traem homens de sucesso você conhece?
A gente cria muitas fantasias e começa a acreditar nelas!
E por falar em fantasia...
E as mulheres?
Quantas fantasias elas criam em relação a um relacionamento!
Já entram em uma relação com objetivos bem definidos...
Traduzindo: "É esse!"
"Ah, é com esse que eu caso! E vou resolver todos os meus problemas!"
Em um sentido mais amplo, podemos dizer que: "Mulher não conhece uma pessoa, quando se trata de um homem, na cabeça dela ela conhece um futuro marido!"
É gente vocês acreditam que isso mudou, mas está ainda muito forte na cabeça das mulheres, apesar de toda independência, nas conversas que tenho com muitas delas, isso ainda é um objetivo... "DE VIDA!!!" Acreditem!
Claro que não são todas, mas que tem uma grande parcela que ainda acredita nisso, tem.
"TENHO QUE TER ALGUÉM AO MEU LADO! "
Mas, por quê?
" - Para me fazer feliz, ué!!!" Elas respondem quando questionadas.
"E se tiver aliança no dedo é futuro garantido!"
Por que eu estou falando isso?
Porque essas fantasias destroem as oportunidades de um relacionamento dar certo!
Afinal, por que queremos alguém em nossa vida?
Por que namorar?
COMPARTILHAR?
Isso significa que tenho algo para dar, dividir, quem sabe somar.
"Ah, como é bom estar enamorado!"
Mas é! Quando gostamos de alguém somos capazes de dar o nosso melhor, não é mesmo?
Somos capazes das atitudes mais sublimes, mas também, dos comportamentos mais deploráveis.
Fazemos loucuras por amor, papel de bobo, ativamos o nosso lado melhor e somos capazes de tudo pela pessoa amada. E como é bom nos sentirmos bons, acreditar que a vida faz sentido, e o sentido é fazermos aquela pessoa que amamos feliz.
Quem não sentiu isso?
Quando a vida parece mais leve, mais cheia de cor, estamos mais felizes, mais capazes, mais vivos!
E é nesse contato com o outro que podemos vivenciar esse estado, quando percebemos que somos melhores do que imaginávamos, do que acreditávamos.
É no contato com o outro que crescemos, nos conhecermos, nos vemos, nos compreendemos, nos sentimos plenos, cheios de si.
O outro é meu espelho, eu me percebo nesse contato com o outro, descubro quem eu sou, aprendo a me posicionar, a me limitar.
É gente, é o outro que me ajuda a perceber os meus limites!
No outro, eu me perco e me encontro.
É no contato com o outro que eu me descubro, me reconheço e me reencontro!
E como anda o seu contato com o outro?


Por: Virgínia Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário