quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A influência das crenças em nossas vidas

“Homens não prestam e mulheres são todas iguais!”

Suas crenças influenciam sua vida muito mais do que você possa imaginar. Relacionadas com a forma como percebemos o mundo estão nas bases de nossas atitudes, influenciando nossos pensamentos e sentimentos.
Apesar de a maioria de nossas crenças ser positiva, o efeito de crenças negativas pode ser devastador.
Muitas vezes, originadas de experiências que vivenciamos ou absorvidas do mundo externo por meio de frases e posturas de pessoas que convivemos, vão se aglomerando em nosso interior e acabam por assumir o controle de nossas ações, emoções e pensamentos, sem nos darmos conta disso.
Se em outras áreas de nossa vida seu efeito pode ser percebido, é justamente em nossos relacionamentos amorosos que elas se mostram mais claramente. Pessoas que possuem crenças como as acima citadas, acabam por vivenciar relacionamentos nos quais estas crenças acabam por se reafirmarem. Isso decorre por causa de mecanismos internos que buscam comprovar nossas crenças na realidade, ou seja, buscam confirmar que são verdadeiras.
Assim, quando uma mulher acredita que “homens não prestam” acaba por “atrair” ou se interessar por parceiros com o potencial de comprovar esta crença.
Apesar de termos consciência de algumas de nossas crenças, outras se tornaram inconscientes. Sendo assim, a pessoa apesar de não se lembrar mais delas, continua a agir, pensar e sentir de acordo com aquilo que acreditam.
Por isso é importante questionar quais as crenças que estão atuando nesse momento em suas vidas. Percebê-las é o primeiro passo para transformá-las, de forma a possibilitar que relacionamentos mais saudáveis possam ser vivenciados.
Quer saber mais sobre o assunto?
Participe do próximo encontro do grupo “Vida a dois”.
Informações e inscrições:
marketing@ibcppsicanalise.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário