domingo, 7 de agosto de 2011

Preconceito, você tem?

Preconceito, como o próprio nome já diz, é pré, algo que você não conhece e por algum motivo você “julga” antes mesmo de dar a oportunidade de conhecer. Talvez por medo, insegurança, desprezo e raiva. Algumas vezes, agimos com preconceito sem ao menos nos darmos conta disso.
Quando procuramos um novo relacionamento será que estamos mesmo abertos ao “novo”? Ou será que a simples possibilidade de conhecer alguém já acessa em nós as expectativas de “como o outro deve ser para me fazer feliz”?
Quando surge a possibilidade de um relacionamento mais íntimo com o outro, será que você se torna ainda mais preconceituoso (a)?
Você costuma dizer quando conhece alguém algo do tipo:
 - "Ele é muito alto, muito baixo, muito gordo, muito magro, ou é porque é careca, cabeludo, barrigudo ou tem uma barriga “tanquinho”? Muito feio?" Existe até aquela pessoa que diz: "se for muito bonito não deixo nem se aproximar porque é sofrimento na certa!"
Algumas pessoas ficam tão  impressionadas e até mesmo meio que hipnotizadas com esses “muito isso”, “muito aquilo”, a ponto de não conseguir perceber quem é esse “outro” realmente.
Mas, estamos esquecendo que quando não damos a oportunidade para o outro se aproximar de nós, na verdade estamos tirando a nossa oportunidade de quem sabe vivenciar algo novo que pode mudar nossa vida.
É importante lembrar que somos únicos, assim como que cada um tem a sua maneira de ser e ver o mundo.  Homens e mulheres têm o seu olhar único perante cada coisa. A mulher quando conhece um homem, muitas vezes, já fantasia como esse homem seria (ela pode ter um homem idealizado na sua mente) esquecendo-se que esse homem não existe ou melhor existe somente em sua fantasia. Por causa dessa fantasia, talvez ela nem deixe o homem real se aproximar, perdendo a oportunidade de viver algo bom.
Com o homem pode ser um pouco diferente. O homem costuma deixar uma mulher se aproximar mesmo sem saber quem ela é, justamente por querer conhecê-la. Mesmo quando ele fantasia uma mulher “ideal”, consegue não se deixar influenciar tanto pelas suas fantasias.
E você como anda o seu preconceito? 
Você deixa o outro se aproximar?
Enfrente o seu preconceito, dando a si mesmo a oportunidade de vivenciar e desfrutar algo novo.

Por: Stella Santos.

Um comentário: